IPL – Luz Pulsada Intensa
A terapia de Luz Pulsada Intensa (ou IPL – Intense Pulsed Light) configura-se como sendo uma fonte de luz de grande intensidade, largo espectro e de força constante. Possui um espectro de comprimento de onda que vai dos 420nm aos 1200nm. Dotada destas características especiais, a IPL destina-se a uma aplicação alargada no âmbito dos tratamentos não-ablativos baseados na teoria da absorção selectiva, por parte da pele humana, das fontes de luz (processos de fototermólise). De igual modo, o tratamento IPL permite ao Paciente uma rápida recuperação face aos tratamentos convencionais e com um tempo nulo de imobilização.
Indicação terapêutica – Áreas de intervenção
- Tratamento do Acne
- Redução de Lesões Vasculares
- Redução de Lesões Pigmentadas
- Rejuvenescimento Cutâneo
- Remoção Permanente de Pêlos
O princípio de funcionamento do Equipamento IPL baseia-se na Termólise Selectiva, um processo em tudo semelhante ao dos lasers. Tal como o nome indica, o Luz Pulsada Intensa (IPL) traduz-se por uma aplicação concentrada de luz sobre as zonas a serem tratadas, luz essa produzida por uma lâmpada de Xénon e com um espectro que abrange desde os 400nm até aos 1200nm. Por acção de diversos filtros, o espectro da luz / comprimento de onda pode ser modificado. O Cabeçal para Remoção de Pêlos (HR) (12x35mm) utiliza um filtro de 640nm, que actua melhor sobre a pigmentação escura (melanina). O Cabeçal para Rejuvenescimento Cutâneo (SR) integra um espectro de funcionamento mais amplo – 560nm. Os parâmetros definidos para este processo adequam-se à regeneração do colagénio, por acção directa sobre as fibras de colagénio. O estímulo assim gerado sobre o colagénio adapta-se da melhor maneira ao tratamento de rugas, de pequenos vincos, de linhas superficiais, bem como ao tratamento de cicatrizes ocasionadas por acne e redução de tamanho de poros excessivamente dilatados. Apesar de este Equipamento não produzir os níveis de energia térmica que os lasers produzem, pode, com a correcta conjugação dos filtros fornecidos e do correcto manuseamento por parte do Utilizador, atingir um grau de eficácia similar, sem a desvantagem de implicar imobilização do Paciente a seguir ao tratamento, permitindo a este, inclusivamente, retomar a sua rotina diária imediatamente a seguir ao tratamento.
Os equipamentos IPL comercializados pela Aesthetical Concept podem ser adquiridos nas versões BASE, IPL620SHR e IPL+RF (Luz Pulsada com Radiofrequência)
Contra indicações
- Dermatose inflamatória
- Infecções cutâneas
- Deficiências do sistema imunitário do Paciente
- Historial clínico de formações Keloides
- Expectativas irrealistas dos resultados obtidos por intermédio dos tratamentos ou Pacientes psicologicamente debilitados
- Gravidez
- Cancro de pele
- Distúrbios hemorrágicos
- Fotodermatose
- Herpes Simplex
- Consumo de drogas (aumenta a foto-sensibilidade)
- Tratamento simultâneo de celulite (o Paciente deve intercalar algumas semanas entre tratamentos)
- Os pacientes que possuam pele recentemente bronzeada pelo sol devem adiar a remoção de pêlos através do método IPL por um período não inferior a dois ou três meses
- Sempre que o Paciente tenha sido submetido a métodos de depilação por cera ou remoção mecânica de pêlos, deve ser permitido um período de tempo até se efectuar o tratamento por IPL, uma vez que o alvo do tratamento (cromofórico) não estará presente.
Equipamentos :